terça-feira, 23 de abril de 2013

Conservatória - RJ

Muitas pessoas nunca nem ouviram falar dessa pequena "cidade" do Rio de Janeiro. Conservatória é um distrito do município de Valença, fica a 28 quilômetros de Barra do Piraí e a 142 quilômetros do Rio de Janeiro. Conhecida por suas serestas e ambiente acolhedor despertou meu interesse e foi assim que no dia 19 de abril, véspera do meu aniversário, embarcamos em mais uma aventura, dessa vez eu, minha mãe e meu namorado. Por ser um lugar pouco conhecido, pouca coisa encontrei na internet, mas foi o suficiente.

 Como chegar:(saindo do Rio)

 - De carro: muito simples, basta pegar a Dutra, pegar a Serra das Araras, entrar em Piraí, seguir até Barra do Piraí, atravessar a ponte do rio Paraíba do Sul, daí são mais 24 km até Conservatória. Convenhamos que de carro tudo é mais fácil... Pena que esse não foi o meu caso...

 - De ônibus: da rodoviária novo rio direto para Conservatória só sai um ônibus por semana! É um absurdo porém é verdade, ele sai às 20:15 às sextas, para voltar tem somente um horário também saindo de lá às 16:00 aos domingos. Como queríamos chegar lá cedo, esse ônibus às 20:15 não ia rolar, procurando na bendita internet vi que poderíamos pegar um ônibus para Barra do Piraí que sai constantemente e de lá pegar um ônibus comum até Conservatória, foi o que fizemos. Saímos do Rio com destino a Barra do Piraí as 8:00 horas, a passagem custou 28 reais e uns quebradinhos, levamos cerca de duas horas e meia para chegar lá(fique atento!O ônibus é para Barra, porém ele faz uma parada em Barra e depois segue para Valença! fale com o motorista e peça para lhe avisar quando chegar), no mesmo local que você desembarca é aonde você irá comprar a passagem para Conservatória, é ônibus comum e custou 6 reais e uns quebradinhos,leva cerca de 1 hora, o ponto final é na rodoviária que por sua vez é bem no centro de Conservatória. Para voltar pegamos o que sai de lá aos domingos, levamos cerca de 3 horas até a novo rio, a passagem de volta foi 32 reais. ...

 Finalmente chegando lá você percebe o quão pequena é a cidade, da para andar de canto a canto e conhecer tudo em um dia. Quando decidimos ir não sabíamos que nesses dias estaria ocorrendo um evento chamado "CAFÉ, CACHAÇA E CHORINHO" por causa disso haviam várias barracas com comidas, vários tipos de licores e cachaças, tudo com degustação! =)
 Ficamos hospedados pousada figueira http://www.conservatoria.com.br/pousadadafigueira/ , super recomendo! A pousada é linda, tem piscina, sauna, um café da manhã delicioso e pessoas super bem receptivas, você se sente em casa, além de ter um dos preços mais baratos. A pousada fica perto da cachoeira da Índia, poucos metros a diante tem um bar que tem uma refeição muito gostosa, bem caseira, com um preço super acessível.
 Todas as sextas e vésperas de feriados ocorrem as serestas. A cidade é repleta de lojas com artesanatos, tem também lojas que vendem queijos e bebidas. Das lojas de artesanato a mais barata é a "Maria Antônia artesanato" ela fica na rua Antonio Moreira, 109 - Centro, ela não fica bem na praça principal e sim em uma rua lateral, é só pedi a informação que eles te dirão como chegar, é bem perto, nós fomos andando até o Túnel que chora depois voltamos em direção a praça e passamos por essa loja, ela tem os mesmos produtos das lojas da praça sendo que ela meio que distribui para as outras por isso tem um preço mais barato.
 Em hipótese alguma deixe de visitar a "Casa do Poeta" é um ateliê onde você encontra várias pinturas, cartões, quadros, tudo com poemas, poesias e frases escritas pelo Moarcy(dono) e as pinturas feitas pela sua esposa, é um lugar encantador e o Moarcy é possuidor de um carisma esplendido, para vocês terem uma idéia quando estávamos lá ele nos contou um poema que fez para sua esposa e foram inevitáveis as minhas lágrimas.
 A cachoeira da Índia não tem graça nenhuma! Mas se você não conhece não custa nada visitar... Na pesquisa que havia feito antes de ir vi que em todos os lugares diziam que lá não havia caixa eletrônico, porém tem sim, acredito que tenha sido colocado recentemente, eu vi do Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.
 Muito importante!! Levem remédios, absorventes, e outras coisas de farmácia, pois lá só tem UMA farmácia(pelo menos que eu tenha visto) e ela fecha aos domingos, o que me deixou em uma enrascada pois não tinha aonde comprar absorventes! =S

 Agora algumas fotinhos do que comprei e de alguns lugares... ...



 


...

 A casinha comprei em uma lojinha próxima a rodoviária custou R$10,00. A canequinha foi numa loja na praça foi R$5,00. O chaveirinho não me lembro onde foi mas custou R$3,50. ...


 Túnel que chora: ...


 Maria Fumaça(fica próximo a rodoviária): ...


 Memorial: ...

 *As fotos estão ruins, mas o que vale é a intenção. ...

 Se você tiver oportunidade de ir VÁ!!! Um final de semana é o suficiente para conhecer tudo, você com certeza vai gostar... Eu fui e não me arrependi de nada, desde a pousada, comida, lembrancinhas, tudo! Foi tudo ÓTIMO!!!



 Beijinhos e até a próxima viagem... =D

20 comentários:

  1. Adorei seu blog. Mas, vc não continuou? Adorei a ideia de dar sugestões pra viajar a baixo custo. Beijos,
    dayse

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog. Vou conhecer Conservatória sim , pois estou de férias e já faz um tempo que estou querendo ir lá.Valeu as dicas, beijos.
    Enir

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do blog ja ouvi falar de conservatoria soube que e uma cidade muito gostosa muito bom as informações foram ótimas

    ResponderExcluir
  4. Texto claro e objetivo sobre como ir para Conservatória de ônibus. Já estive em Conservatória (que é tudo de BOM!), mas de carro. Agora tenho que ir de ônibus.Agradeço a informação.

    ResponderExcluir
  5. Legal hein... Obrigada pelas dicas. Gostei

    ResponderExcluir
  6. Realmente Conservatória é tudo de bom. Para quem curte música então... é uma sensação indescritível. As dicas estão excelentes para os que ainda não a conhecem. Sempre que tenho oportunidade estou lá. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Adorei cada comentário, expontâneos e bem prátcos. Estive em Conservatória e pretendo voltar lá, agora em outubro para o Carnaval fora de época.
    Obrigada por tudo.Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Desde já agradeço pelas suas informações.Sempre adorei essa cidade, mas ainda não tive a oportunidade de conhecê-la, porém creio que chegou o momento.
    Um beijo para você e felicidades para todos os seus

    ResponderExcluir
  9. Carolina, obrigada pelas informações, principalmente quanto ao modo de chegar lá, tomando primeiro transporte para Barra do Piraí. Vou comparar os preços com o transporte por Van (que espero seja confiável!) . Sou de Belém- Pará e, neste feriado da pátria irem visitar à cidade, que me chamou atenção em uma reportagem da revista TAM. Espero gostar tanto quanto você!
    Ana Maria Ventura

    ResponderExcluir
  10. Eu amei saber sobre essa Cidade maravilhosa!
    Não sabia que existia um lugar assim nem onde ficava , mas vc explicou tudo q quis saber. Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Estava procurando ônibus para conservatória quando encontrei seu comentários
    Valeu muito bom

    ResponderExcluir
  12. Eu e minha esposa estávamos procurando uma excursão para Conservatória, mas depois de achar seu blog, resolvemos fazer o mesmo. Vamos sozinhos e procurar os pontos turísticos que indicaram. Depois eu conto mais. :)

    ResponderExcluir
  13. Eu conheco Conservatoria.Uma cidade simples mas os habitantes sao muito hospitaleiros.A cidade so tem vida final de semana

    ResponderExcluir
  14. Grato pelas dicas de como chegar. Nos sites oficiais de prefeituras e rodoviárias e nos sites de passagens não se encontra nenhuma informação!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  15. Há tempos que quero conhecer Conservatória, não sabia como chegar, agora q vi sua publicação vou tentar ir de ônibus, só acho na internet como ir carro. Apesar de seu post ser antigo vou tentar, depois conto como foi. Obg.

    ResponderExcluir
  16. Conheço sim adoro
    a paz que esse lugar tem.

    ResponderExcluir
  17. Com sua dica, fui tranquilamente de ônibus para Conservatória! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas! Mas tenho uma duvida, você pegou um ônibus para a Barra do Piraí, mas você ficou onde? Na barra do Piraí mesmo ou em Valença?

    ResponderExcluir